Revelação mundial da Volkswagen no Salão do Automóvel de São Paulo, que termina neste domingo, o pequeno utilitário-esportivo Taigun, devido à boa recepção do público no evento automobilístico brasileiro, onde é mostrado em versão conceitual, teve sinal verde dado pela matriz da empresa, localizada em Wolfsburg, para ser produzido, segundo publicou o site Carplace. A primeira unidade fabril mundial a ganhar a linha de produção do Volkswagen Taigun será a de Taubaté, no estado de São Paulo, que também produzirá o subcompacto Up! a partir de 2014. O motivo? Ambos os modelos compartilham a mesma plataforma, batizada de “Small Car Family”, criada especialmente para automóveis de porte compacto.
Porém, apesar do protótipo exibido na feira ser quase um automóvel pronto para ir as ruas, com direito a motor, câmbio, suspensão e interior, o Volkswagen Taigun irá demorar a ser comercializado no Brasil. Ao que tudo indica, sua produção terá início somente daqui dois anos e meio, ou seja, algo entre 2014 e 2015, alguns meses após a chegada do Up! Se mantiver as proporções do conceito, o Taigun de produção não será um concorrente à altura do novo EcoSport – até sua chegada ao País, novos modelos também serão lançados, como o Tracker, 2008 e o SUV da Fiat. Para efeito de comparação, o Taigun mede 3,86 metros de comprimento, enquanto o EcoSport tem 4,24m.
No quesito motorização, ainda não se sabe qual propulsor equipará o Volkswagen Taigun de produção. O conceito, pelo menos, traz o novo motor 1.0 litro, da família TSI, com turbo e injeção direta de gasolina, de 110 cavalos de potência, disponível a 5.000 rpm, e 17,9 kgfm de torque, que aparece logo aos 1.500 rpm, com consumo médio de 21,2 quilômetros por litro. O propulsor que equipa o SUV conceitual também é estreia mundial, ampliando a gama de motores de três cilindros com base na família EA211, oferecendo sistema de injeção direta e turbo. Aliado a uma transmissão manual de seis velocidades e graças também ao baixo peso (de apenas 985 quilos), o Taigun acelera de 0 a 100 km/h em apenas 9,2 segundos, com velocidade máxima de 186 quilômetros por hora.
Entretanto, o Volkswagen Taigun que chegará às lojas deverá usar outro propulsor, que encareceria menos os custos de produção e, consequentemente, o preço final a ser cobrado aos consumidores. É provável que o modelo venha equipado com o mesmo 1.0 de três cilindros aspirado que estará presente no Up! brasileiro, e até mesmo o novo 1.6 que a Volkswagen do Brasil desenvolve. Onde o Taigun irá se posicionar na gama da Volkswagen? Entre Polo e Golf, provavelmente, no quesito preço. Porém, vale lembrar que o CrossFox deverá continuar em produção, já que se trata de uma das fontes de lucro da montadora no País. O preço do carro será entre R$ 50 mil e R$ 60 mil.
Fonte: BlogAuto
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