sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Volkswagen comemora 7 milhões de unidades produzidas do Gol


A Volkswagen comemorou na última semana em sua fábrica na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), o marco de 7 milhões de unidades fabricadas do hatch Gol que, de acordo com a marca, é o modelo mais produzido, vendido e exportado da história da indústria automobilística brasileira. O exemplar que marcou o recorde foi equipado com o motor 1.0l TEC, com o pacote de equipamentos Trend, na cor branca.

“O sucesso do Gol já ultrapassa em muito as fronteiras do Brasil e da região da América do Sul, onde estão situados seus principais mercados. Trata-se de um produto de importância e expressão globais para o Grupo Volkswagen”, disse Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil. Atualmente, o Gol é produzido na unidade Anchieta e também na fábrica de Taubaté, no interior de São Paulo, a uma velocidade de 1 Gol a cada 47 segundos.

A comemoração fez parte da visita ao Brasil de membros do board do Grupo Volkswagen e da marca Volkswagen composta por Michael Macht, responsável por Operações, Francisco Javier Garcia Sanz, responsável por Suprimentos e Christian Klingler, responsável por Vendas e Marketing, todos do Grupo Volkswagen; e Ulrich Hackenberg, responsável por Desenvolvimento do Produto e Arno Antlitz, responsável por Finanças, ambos do board da marca Volkswagen.

Klaus-Gerhard Wolpert, chefe mundial de Planejamento do Produto, Martin Andreas Rosik, responsável por Recursos Humanos, Frank Tuch, responsável por Qualidade Assegurada, Hartmut Blum, responsável pelo escritório regional da região SAM (South America Market), em Wolfsburg, Andreas Offermann, coordenador de vendas nacionais do Grupo Volkswagen, Terence Bryce Johnsson, responsável por Vendas na América do Sul e América do Norte, além de Emilio Luis Saenz Grijalba, presidente da Volkswagen Argentina, também fizeram parte da comitiva.

O Comitê Executivo da Volkswagen do Brasil esteve representado na comemoração pelo presidente Thomas Schmall, Alexander Seitz, vice-presidente de Compras, Egon Feichter, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto, Carsten Isensee, vice-presidente de Finanças e Estratégia Corporativa, Josef-Fidelis Senn, vice-presidente de Recursos Humanos, Otto Joos, vice-presidente de Operações e Richard Schwarzwald, diretor de Qualidade Assegurada.

No mercado, a Volkswagen também se orgulha com o Gol. O modelo fechou os setes primeiros meses do ano na liderança, com 155.971 unidades comercializadas no período, 9.423 à frente do segundo colocado, o Uno, da Fiat, o que colaborou para que a Volkswagen registrasse recorde histórico de vendas em um único mês, com 78.262 unidades vendidas em julho.

“O resultado recorde de vendas da Volkswagen e o bom desempenho de grande parte das fabricantes de veículos instaladas no País mostra claramente que o principal beneficiado com o IPI reduzido – ou zerado no caso dos modelos 1.0 – é o próprio consumidor. A redução do IPI é muito positiva para a indústria nacional.”, diz o presidente da Volkswagen do Brasil.

Entre todos os veículos produzidos atualmente pelo Grupo Volkswagen em todo o mundo, – mais de 200 – o Gol está entre os sete modelos mais vendidos. O ranking inclui modelos como Passat, Golf, Jetta e Polo.
Fonte: BlogAuto

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Volkswagen dá novas informações da sétima geração do Golf


Perto de seu lançamento, a sétima geração do Golf teve novos detalhes revelados pela Volkswagen nesta quarta-feira, 22. De acordo com a montadora alemã, o novo hatch médio será maior e mais espaçoso que o atual modelo, à venda nas concessionárias, e que já parou de ser produzido para dar lugar a nova versão. Além disso, o carro será 100 kg mais leve, totalizando um peso de 1.050 quilos, que contribuirá no desempenho e no consumo de combustível, que promete ser até 23% menor.

Essa grande diminuição no peso se deve ao fato da utilização de materiais mais leves na carroceria, nos motores, nas transmissões e em equipamentos de conforto e de segurança do carro. Assim como o A3, o Golf usará a nova plataforma modular MQB do grupo germânico. Ainda segundo a Volkswagen, o novo dois-volumes terá 4,25 metros de comprimento, 1,79m de largura, 1,45m de altura e 2,63m de entre-eixos, o que representa um aumento de 5,6 centímetros no comprimento e 6 cm nos entre-eixos, além de uma altura 2 cm mais baixa.

Apesar da redução de altura, o espaço para a cabeça dos ocupantes não deverá ser comprometido. A ergonomia do novo Golf também foi aprimorada e usa algumas soluções que merece destaque, tal como o banco do motorista recuado em 2 cm, a alavanca do câmbio em 2 cm mais elevada, ficando mais perto do motorista, e o aumento da distância entre os pedais do acelerador e do freio.

Além disso, a cabine terá um número maior de porta-objetos. No lugar do freio de mão, que passa a ser eletrônico, haverá um espaço para diversos itens. Ainda no console central, o novo Volkswagen Golf poderá vir equipado com um sistema de entretenimento com três tipos de tela LCD. A primeira é uma de 5 polegadas preta e branca, a segunda 5,8 polegadas colorida e a terceira de 8 polegadas com gráficos em 3D, todas da marca Fender.

No quesito motores, a Volkswagen não forneceu muitas informações. O fabricante se restringiu a confirmar apenas o motor 1.4 turbo a gasolina com injeção direta de 138 cv, com câmbio automatizado de sete velocidades e dupla embreagem, que entregará um consumo médio de 25 km/l e 112 g/km de CO2. Sua apresentação acontecerá no Salão de Paris, em setembro, mas pouco antes a marca mostrará o veículo em um evento na Nova Galeria Nacional de Berlim, no dia 4 de setembro.
Fonte: BlogAuto

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Volkswagen Jetta híbrido bate recorde ao atingir mais de 298 km/h


Quando se trata de um automóvel híbrido, o desempenho não é lá essas coisas, já que o objetivo é andar mais e poluir menos, mas para o Volkswagen Jetta Hybrid, isso não é problema. Graças a uma versão modificada pela revista MotorTrend e conduzida por Carlos Lago, jornalista da publicação norte-americana, o sedã atingiu 298,363 km/h de velocidade máxima, no deserto de sal em Bonneville, nos Estados Unidos.

De acordo com a montadora alemã, o exemplar responsável por bater o recorde mantém a mesma configuração mecânica do modelo convencional, encontrado nas lojas, mas com alterações no motor, como aumento de potência, além de redução de peso da carroceria e pneus específicos para aguentar o “tranco” em altas velocidades.

“Foi um verdadeiro desafio de integrar os elementos complexos dos híbridos e gerar a energia necessária para executar tal velocidade. Esse recorde de velocidade mostra a natureza esportiva de nossos carros híbridos e a excelência técnica de nossos engenheiros em Wolfsburg e no Test Center da Califórnia”, celebra o CEO das operações da VW nos EUA, Jonathan Browning.

O Volkswagen Jetta híbrido vendido atualmente nos EUA vem equipado com um motor 1.4 turbo com injeção direta de combustível, da linha TSI, com 152 cv, combinado a um elétrico de 27 cv, que juntos entregam 179 cv de potência, associados ao câmbio DSG de dupla embreagem e seis marchas, que faz com que o três-volumes “ecológico” ande até 20 quilômetros com um litro de combustível, no caso, gasolina.
fonte: BlogAuto

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Volkswagen Santana 2, a vingança!


Eles são sedãs de porte médio e construção mais barata, nasceram na China, receberão o logo da Volkswagen e usam a plataforma PQ-25, a mesma do novo Polo europeu. Mas são carros distintos. Um será feito lá pela FAW e o outro, pela Chengdu, ambas parceiras da montadora alemã. Estamos falando do novo Santana e Jetta NF.


Divulgado pela revista Autocar, o primeiro projeto a aparecer foi chamado de Santana por ela, que conheceu o carro in loco (foto abaixo). Mas agora a história tomou outro rumo. Ele seria o Jetta NF, modelo que deve substituir o Lavida no país asiático, segundo a imprensa local. Já o novo Santana é esse carro da foto acima, com linhas mais agradáveis que seu primo e cara de Passat, como mostra a foto do site Auto Sohu.

Segundo a revista Car & Driver, esse é o Santana que será feito no Brasil, para nossa sorte. O Salão de Guangzhou deve dirimir nossas dúvidas e revelar o que o novo Santana tem de bom para brigar com seus rivais em nosso mercado. E vocês, qual preferem?
Fonte: BlogAuto

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Novo Volkswagen Santana aparece sem disfarces


Parece que a Volkswagen começou a se mexer para tentar manter participação no mercado de carros de entrada. Enquanto suas rivais avançam em segmentos mais recentes, a marca alemã dormia sobre os louros do passado. Um dos modelos que ela ignorou é o “sedã médio espartano”, que surgiu basicamente com o lançamento do Honda City. Como o carro japonês chegou caro pouca gente deu conta do seu potencial. Mas o lançamento de modelos como o Logan, da Renault, e mais recentemente, do Nissan Versa, Chevrolet Cobalt e Fiat Grand Siena tornou clara a demanda por esse tipo de carro.


Famílias emergentes que tinham carros pequenos – hatches e sedãs – precisavam dar um passo para cima e não tinha condições de comprar um sedã médio mais equipado. Os sedãs simples mas espaçosos foram a solução ideal. Não são caros e comportam mais gente e bagagem.


A Volkswagen, nesse aspecto, foi esperta. Em vez de pensar numa nova geração do Polo Sedan, carro moderno mas pequeno, foi buscar inspiração na China onde o modelo Lavina precisava de um substituto. É esse carro que a marca alemã fará no Brasil em 2014 com financiamento do BNDES. E o nome mais provável é mesmo Santana, carro que simboliza como ninguém esse segmento. No fim da sua carreira, o modelo foi opção de usado para quem precisava de mais espaço e não tinha tanto dinheiro.

As fotos da revista Autocar mostram que o novo Santana segue à risca o estilo da marca, mas com alguns pequenos disfarces para confundir suas linhas finais. Há aspectos mais simples como os retrovisores, mas itens que no Brasil são exclusivo de versões caras como teto solar. Certamente, isso não se aplicará ao nosso mercado já que o Santana não pode custar quase tanto quanto um Jetta. O aspecto mais marcante desse novo Santana é o friso que percorre a lateral à meia altura, necessário para evitar confusões com outros modelos.

Não se deve esperar por muito desse Santana. Para custar entre R$ 45 mil e R$ 60 mil, o sedã será despojado e com equipamentos apenas indispensáveis como ar-condicionado, trio elétrico, direção hidráulica, entre outros.

Mas é uma boa notícia para uma marca que anda atrasada em vários outros segmentos como o de hatches médios.

(Os logos da Volkswagen foram aplicados por nós para dar uma cara mais próxima da final!)
Fonte: BlogAuto

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Volkswagen Gol e Voyage chegam às revendas antes do fim do IPI reduzido


A Volkswagen iniciou as vendas da nova linha dos compactos Gol e Voyage. Os modelos chegam às concessionárias semanas antes do fim do desconto do IPI (Imposto para Produtos Industrializados) cedido pelo governo em março, que será finalizado no próximo dia 31. A versão mais barata do Gol, equipada com o “novo” motor 1.0 TEC, tem preço inicial de R$ 27.990, enquanto o Voyage, também com o bloco de quase mil cilindrada, parte de R$ 29.990.


Além das alterações no visual, que deixaram ambos os modelos alinhados com os demais carros da VW no mundo, o Gol e o Voyage ganharam o já dito propulsor 1.0 TEC, mudanças no bloco 1.6, nova arquitetura eletrônica, novos equipamentos opcionais e de série e acabamento interno com novos detalhes. O 1.0 litro TEC (Tecnologia para Economia de Combustível), apresenta uma redução de combustível de até 4%. Quando abastecido com etanol, a potência do motor TEC é de 76 cv a 5.250 rpm e o torque é de 10,6 kgfm a 3.850 rpm. Quando está abastecido com gasolina, a potência é de 72 cv a 5.250 rpm e o torque é de 9,7 kgfm a 3.850 rpm.

O propulsor pode receber ainda o pacote BlueMotion Technology, que também está chegando ao mercado, que diminui o consumo em até 8% (em comparação ao propulsor VHT).
Fonte: BlogAuto

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Volkswagen tenta esconder ao máximo versão duas portas do Gol

Uma das principais atrações da Volkswagen no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro, a versão duas portas da quinta geração do Gol já roda em testes. A montadora alemã bem que tentou esconder o novo modelo, mas a revista Car And Driver conseguiu capturar o Gol duas portas. A variante ostentava “quilos” de camuflagem, que impossibilitou a visualização das linhas do hatch.

Assim como o modelo quatro portas, o duas portas terá duas opções de motores: 1.0 TEC de 76 cv com etanol e 72 cv com gasolina e 1.6 de 104 cv e 101 cv, respectivamente. O motor menor terá a opção do pacote BlueMotion Technology, que reduz o consumo de combustível em, em média, 4%. De acordo com fontes ligadas à VW, o Gol duas portas terá preço 5 por cento inferior à versão convencional, ou seja, o duas portas terá preços a partir de R$ 26 mil.
Fonte: BlogAuto

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Volkswagen Touareg deverá ganhar versão cupê, diz site alemão


Com o intuito de expandir seu mercado de utilitários-esportivos de luxo, a Volkswagen deverá lançar uma versão cupê do SUV Touareg, de acordo com uma publicação do site alemão Auto Bild. O novo modelo terá visual inspirado no conceito Cross Croupé, apresentado pela montadora em novembro de 2011, no Salão de Tóquio, mas com teto mais baixo e traseira mais acentuada para ser um verdadeiro cupê.

O crossover cupê deverá ser fabricado a partir da nova plataforma MLB (plataforma modular para motores longitudinais) do grupo germânico. Ainda de acordo com a população, o novo Volkswagen Touareg CC terá carroceria de quatro portas e será trezentos quilos mais leve que o Touareg convencional, e chegará ao mercado europeu em meados de 2014, rivalizando com os também alemães Audi Q7, BMW X6 e Mercedes-Benz ML.
Fonte: BlogAuto

domingo, 12 de agosto de 2012

Volkswagen lança motor 1.0 TEC na linha do Fox


Sem muito barulho, a Volkswagen lançou na última semana o novo motor 1.0 litro TEC, sigla alusiva a Tecnologia de Economia de Combustível, na linha do compacto Fox, conforme divulgou o próprio site da montadora alemã em nosso País. Apesar da implantação do propulsor, o Volkswagen Fox continua sendo oferecido a um preço inicial sugerido de R$ 29.490, na versão com duas portas e sem opcionais. Com todos os equipamentos disponíveis, seu preço pode chegar a R$ 42 mil.

O novo bloco, estreado na linha reestilizada do Gol, traz mudanças nos retentores das válvulas, no eixo comando e na flange do virabrequim, que representam um aumento de 20% no torque e redução de 4% no consumo de combustível. A potência continua sendo de 72 cv com gasolina e 76 cv com etanol, sempre a 5.250 rpm, enquanto o torque é de 9,7 kgfm e 10,6 kgfm, respectivamente, ambos disponíveis a 3.850 rotações do motor.
Fonte: BlogAuto

sábado, 11 de agosto de 2012

Volkswagen revelará sétima geração do Golf no dia 4 de setembro


Ainda um segredo para a grande maioria, a sétima geração do Golf já tem data marcada para ser apresentada. A Volkswagen deverá exibir o novo modelo pela primeira vez no dia 4 de setembro, semanas antes de sua apresentação mundial no Salão do Automóvel de Paris, que acontece de 29 de setembro a 13 de outubro.De acordo com o jornal Wolfsburger Allgemeine Zeitung, novo hatch médio será exibido em um evento organizado no Neue Nationalgalerie, o museu de arte moderna de Berlim.

Um mês após sua exibição em Paris, o novo Volkswagen Golf começará a ser vendido no mercado europeu. Se por um lado o novo Golf não revolucionará no visual, por outro o modelo trará mudanças importantes na mecânica. O carro usará a nova plataforma modular da Volkswagen, a MQB, que também será usada nas novas gerações do Audi A3 e do Seat Leon.
Fonte:  BlogAuto

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Volkswagen lança linha 2013 da Amarok no mercado europeu


A Volkswagen anunciou nesta quinta-feira, 2, na Europa a linha 2013 da picape média Amarok, que chega com novidades na lista de equipamentos e na gama de motores, que ganhou uma nova opção de propulsor a diesel, mais potente, além de uma nova tração, traseira. O visual do utilitário alemão, porém, continua com as mesmas linhas de seu lançamento, há dois anos.

Agora, as versões Trendline e Highline, as mais caras da gama, passam a contar com sensor de estacionamento traseiro de série. Como opcional, está disponível um pacote visibilidade, que inclui faróis com acendimento automático, sensor de chuva e retrovisor interno eletrocrômico, além de uma capota para a caçamba, que dá ares de SUV a picape.

O novo motor 2.0 litros TDI biturbo de 180 cv pode vir equipado com o pacote BlueMotion Technology, que diminuiu o consumo de combustível do modelo em até 2 km/l. Além disso, a capacidade de reboque do modelo automático, com oito marchas, é de 3,2 toneladas, enquanto o da versão manual, de seis velocidades, é de 3 toneladas.
Fonte: BlogAuto

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Volkswagen Santana retornará em nova geração para brigar com os “compactos espaçosos”


Cobalt, Grand Siena, Logan e Versa. Quatro sedãs compactos, mas com medidas de médio, que visam atender as necessidades das famílias médias, sem cacife suficiente para adquirir um Cruze, por exemplo. E essa proposta parece estar dando certo. Só o modelo da Chevrolet, o líder deste segmento, emplacou quase 38 mil unidades de janeiro a julho. De olho nesse mercado, a Volkswagen lançará em breve uma nova geração do Santana, que terá os mesmos motes do quarteto.

A montadora alemã, inclusive, já roda em testes com o novo sedã, disfarçado de antigo Jetta, como mostram as imagens clicadas pela Auto Esporte. Porém, as medidas mais longas que as do extinto sedã médio denunciam o novo Santana, que deverá ser produzido em São Bernardo do Campo (SP) a partir de 2014, ano em que o avelhantado Polo Sedan deverá sair de linha para dar lugar ao novo três-volumes espaçoso. A exemplo dos arquirrivais, o carro terá ótima relação de custo-espaço e economias no acabamento, para não elevar tanto o preço final.

Sobre a motorização, ainda não está nada confirmado. Mas ao que tudo indica, o novo Volkswagen Santana virá equipado com o motor 1.6 VHT, que já “empurra” Gol, Voyage, Saveiro, Fox, SpaceFox e Polo. No entanto, como o automóvel será lançado daqui dois anos, é provável que um novo motor com essa cilindrada seja desenvolvido pela montadora alemã. Um novo bloco 1.0, inclusive, será lançado pela marca no mesmo ano, que equipará o Up!.
Fonte: BlogAuto

sábado, 4 de agosto de 2012

Volkswagen Jetta 2013 não deverá ter alterações


A qualquer momento, a Volkswagen poderá apresentar o Jetta 2013. A marca já distribuiu material sobre o modelo às concessionárias e o retirou temporariamente do configurador em seu site. Engana-se, contudo, quem pensa que o sedã receberá alterações expressivas. A nova linha seguirá sem alterações visuais e com pacotes de equipamentos semelhantes. O sedã continuará sendo oferecido nas versões Comfortline e Highline.

A configuração de entrada permanecerá oferecendo airbags frontais e laterais, 16”, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, faróis de neblina, alarme, vidros, travas e retrovisores elétricos, som com bluetooth e entrada auxiliar, computador de bordo e ar condicionado Climatic. Sob o capô está o velho bloco 2.0 Flex, capaz de gerar potência de 120/116 cv e torque de 18,4/17,7 mkgf, associado a duas transmissões: manual de cinco velocidades e automática de seis.

Já o Jetta top de linha permanecerá acrescentando sistema multimídia com tela sensível ao toque, bancos em couro, rodas aro 17”, ar-condicionado Climatronic com duas zonas, cruise-control, sensores crepuscular e de chuva, controle eletrônico de estabilidade ESP e airbags de cortina. Em termos mecânicos, o Highline continuará destoando do Comfortline, com motor 2.0 turbo de 200 cv de potência e 28,5 mkgf de torque, câmbio automatizado DSG de seis marchas e suspensão traseira multilink.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

VW Polo BlueMotion percorre mais de 1.500 km com um tanque de combustível


A versão BlueMotion movida a diesel da nova geração do Polo europeu conseguiu um feito considerável: percorreu 1.564 km com um tanque de combustível. Isso ocorreu durante a competição Think Blue Challenge, realizada pela própria Volkswagen.

De acordo com a Dekra, empresa que presta serviços técnicos automotivos na Alemanha e que vistoriou o carro após o evento, o hatch fez o trajeto à velocidade média de 84 km/h e, além disso, conseguiu atingir média de 34,4 km/l em percurso misto entre cidade e estrada.

Entre os locais por onde o Volkswagen Polo BlueMotion passou estão o Principado de Mônaco e as cidades alemãs de Leipzig, Munique, Stuttgart, Frankfurt, Kassel e Wolfsburg. Equipado com motor 1.2 de apenas três cilindros, o modelo dispõe de 75 cv e já vem com diversos recursos para economizar combustível, como o sistema Start & Stop.

É uma pena que motores a diesel não sejam permitidos no Brasil, porque esse carrinho cairia como uma luva por aqui, já que o etanol não compensa em alguns Estados e o preço da gasolina está cada vez mais alto.
Fonte: iGCarros
Related Posts with Thumbnails